Dia Mundial Sem Carro 2023: 5 motivos para deixar o carro e aderir novos meios de transporte

Dia Mundial Sem Carro 2023: 5 motivos para deixar o carro e aderir novos meios de transporte

O objetivo do Dia Mundial Sem Carro 2023 é conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados, comemora-se, todo dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro – uma iniciativa que surgiu em 1997, na França.

Neste sentido, Gabriel Arcon, CEO da E-Moving – startup de soluções em mobilidade, ressalta dados de uma pesquisa do Programa de Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que apontou que aumentar áreas verdes pode ajudar na qualidade do ar, sobretudo por reduzir a emissão de poluentes, com menos veículos nas ruas.

“É importante lembrar que o Dia Mundial Sem Carro não se trata apenas de um evento de um dia, mas sim de uma oportunidade para refletir sobre nossos hábitos de transporte e buscar maneiras mais sustentáveis de nos locomovermos no dia a dia”, destaca o executivo da E-Moving.

Arcon, então, listou, para o Dia Mundial sem Carro 2023, cinco incentivos para deixar de usar carro e aderir a novos meios de transporte. Acompanhe.

1 – Benefícios para a saúde

Optar por caminhar ou andar de bicicleta como meio de transporte pode melhorar a saúde física e mental, ajudando a combater o sedentarismo e reduzir o estresse, além de ajudar a evitar várias doenças, segundo médicos, cientistas e ciclistas, que relataram em pesquisas ou testaram na prática os efeitos do hábito.

A pesquisa da Universidade de Yale (EUA) acompanhou 1,2 milhão de pessoas com mais de 18 anos, entre 2011 e 2015, que utilizavam e-bikes. Um mês depois do início da pesquisa, os participantes que andaram de bicicleta elétrica passaram 43,2% dos dias com a saúde mental mais estável do que os que não praticaram nenhuma atividade física associada.

Essa mudança é como dar um passo em direção à saúde e ao bem-estar. Cada pedalada, caminhada ou viagem de transporte público é um investimento em sua própria saúde, contribuindo para um corpo mais ativo, uma mente mais equilibrada.

2 – Redução da emissão de carbono

Em todo o mundo, o setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Especificamente, as emissões dos veículos são uma fonte significativa de partículas finas e óxidos de nitrogênio, as principais causas da poluição do ar urbano.

Essa escolha não é apenas saudável para os indivíduos, mas também uma ação significativa para controlar a poluição do mundo, mantendo o ambiente mais limpo e reduzindo os poluentes que afetam o bem-estar de nosso planeta.

3 – Custo-benefício

O custo de se manter um carro não se resume apenas ao combustível, há, também, prestações de seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e até mesmo possíveis multas. Além do que, os automóveis perdem valor ao longo do tempo devido à depreciação. Usar menos ou optar por transportes alternativos pode ajudar a prolongar a vida útil do veículo e reduzir as perdas financeiras associadas à depreciação.

A opção de utilizar menos o carro pode proporcionar economia substancial a longo prazo, liberando recursos financeiros que podem ser direcionados para outras necessidades ou investimentos, melhorando sua saúde financeira.

4 – Melhoria do trânsito nas cidades

A diminuição do número de veículos nas ruas ajuda a reduzir o congestionamento, tornando os trajetos mais rápidos e eficientes. Não só no Dia Mundial sem Carro 2023, mas todos os dias do ano.

A redução do número de automóveis nas estradas resulta em um tráfego mais fluido e menos estressante. Isso tem um efeito positivo tanto na mobilidade urbana quanto na qualidade de vida da comunidade.

A relação entre estes dois fatores já foi comprovada. Em cidades onde o tempo de deslocamento é pequeno e o período gasto no congestionamento é mínimo as pessoas vivem melhor.

5 – Aumento na qualidade de vida

Por fim, vale ressaltar que menos carros nas ruas levam a ambientes urbanos mais agradáveis. Dessa forma, com menos poluição sonora e do ar. Além de mais espaços públicos para as pessoas, tornando as cidades ambientes mais agradáveis e sustentáveis para se viver.

Essa substituição é uma fórmula eficaz para uma cidade mais saudável assim como feliz. Menos tráfego, ar mais limpo, espaços públicos acolhedores e uma população mais ativa promovem uma melhora significativa na qualidade de vida urbana.

Fonte: Portal do Trânsito