O que o motorista deve fazer em dias de chuva forte?

O que o motorista deve fazer em dias de chuva forte?

Buscamos especialistas para explicar como enfrentar a chuva em dias de enchentes e/ou alagamentos

Você já enfrentou algum tipo de alagamento? De acordo com a professora de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera, Silvia Barbosa de Souza Ferreira, uma das causas para enchentes são os bueiros entupidos.

Segundo ela, o acúmulo de lixo e a falta de permeabilidade do solo urbano são as principais causas de enchentes e alagamentos nas cidades.

Em situações como essa, motoristas podem não estar preparados para agir da forma mais segura.

A falta de áreas verdes para aumentar a permeabilidade do solo urbano também contribui para alagamentos. Vale ressaltar também que o acúmulo de lixo nos córregos e os fundos de vale”, detalha Silvia Barbosa.

O que o motorista deve fazer quando já estiver em um alagamento?

O inspetor e coordenador de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, disse ao Portal do Trânsito que, durante uma enchente, o condutor deve evitar passar por locais alagados. De acordo com ele, ao fazer isso ele arrisca perder o controle do veículo.

O motorista deve ficar atento aos meios de comunicação (rádio, TV ou internet) e procurar utilizar caminhos alternativos”, complementa Ribeiro.

Para o inspetor, durante tempestades ou chuvas forteso motorista não deve estacionar o automóvel embaixo de árvores ou estruturas frágeis. Isso deve ser evitado a todo custo. “Mantenha a calma e acione imediatamente a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193)”,.

Além disso, em períodos de alagamentos e/ou enchentes recorrentes, a professora e urbanista, Silvia Barbosa, ressalta que o condutor deve procurar lugares mais altos e evitar trafegar em áreas alagadas.

“Se o condutor conhecer a região que alaga, deve evitá-las em dias de chuvas forte. Se tiver que atravessar um trecho alagado, observar a altura da água nos pneus e também a marola que vem dos carros em sentido contrário”.

Orientações de segurança durante enchentes e alagamentos

A Defesa Civil do Paraná orienta: tente manter a calma, sempre. Além disso é extremamente recomendado atenção redobrada ao dirigir. Mantenha sempre os faróis ligados e a velocidade diminuída.

Vale ressaltar que em caso de perda da visibilidade, o que é bem comum de acontecer durante as chuvas, o motorista deve parar em uma área segura de estacionamento, seja na própria via ou em um local próprio para isso.

Outra dica importante é também evitar permanecer abrigado em postos de gasolina. Durante ventanias ou chuvas fortes, as estruturas metálicas podem ficar comprometidas e ter risco de desabar.

Por fim, evite trafegar perto de grandes veículos como ônibus ou caminhões.

Ações para contornar enchentes e alagamentos em vias urbanas 

De acordo com Silvia Barbosa, promover a educação ambiental é uma das soluções para contornar o problema recorrente de alagamentos. Além disso, ela ressalta a importância das calçadas ecológicas e da permanência de áreas verdes.

Realizar a manutenção e a limpeza nos bueiros com certa periodicidade, utilizar instrumentos legais como o ‘Plano Diretor’, além do zoneamento e dos parâmetros urbanísticos. É possível considerar também, uma porcentagem de área permeável nos lotes urbanos”, destaca.

Por fim, para quem utiliza o transporte público, Silvia Barbosa destaca: em períodos de chuvas fortes, use roupas e calçados impermeáveis (com solado emborrachado) e se busque abrigo em áreas seguras, cobertas ou em locais altos.

Fonte: Portal do Trânsito