Dia do Instrutor de Trânsito: o profissional que é a base para um trânsito mais seguro

Dia do Instrutor de Trânsito: o profissional que é a base para um trânsito mais seguro

Hoje, dia 16 de outubro, mais que um dia para comemoração, é um dia para valorização desse profissional, pois é o Dia do Instrutor de Trânsito.

Engana-se quem pensa que ser um instrutor ou uma instrutora de trânsito é uma tarefa simples e que se exige pouco. Este é o profissional que tem nas mãos uma missão complexa que é a de proporcionar um trânsito mais seguro através da educação e conscientização de trânsito. Ainda pouco valorizado, pela sociedade em geral, o instrutor de trânsito desenvolve um papel fundamental na vida de todo cidadão que pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação. E, por esse motivo, hoje, dia 16 de outubro, mais que um dia para comemoração, é um dia para valorização desse profissional, pois é o Dia do Instrutor de Trânsito.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, essa pouca valorização, infelizmente é comum nas áreas envolvidas com a educação. “Não só os instrutores, mas os professores e todos os profissionais dedicados à educação são pouco valorizados. E não apenas financeiramente, não se dá o devido crédito que eles merecem”, pontua.

Para ele, o instrutor de trânsito tem grandes desafios em sua área de atuação que exigem total comprometimento desse profissional. “Um dos maiores é que alguns alunos chegam na autoescola demonstrando desinteresse e, às vezes, até desprezo pelo papel do profissional.  O instrutor tem a chance, em 45 horas/aula teóricas e depois em 20 horas/aula práticas, de mudar essa realidade”, explica Mariano.

O especialista complementa dizendo que ao final do curso, a maioria dos alunos consegue compreender a importância do instrutor. E, além disso, aproveitar o curso da melhor maneira possível.

“Como dizemos, a CNH só se tira uma vez, por esse motivo, é extremamente importante que o aluno absorva o máximo de valores cidadãos e princípios que o nortearão daqui para a frente. E o instrutor é fundamental nessa construção”, conclui.

Reconhecimento

O Portal do Trânsito e a Tecnodata sabem que para estar nas ruas diariamente, ou nas salas de aulas, é preciso ter amor pela profissão. E são muitos os exemplos de profissionais que atuam unindo esse sentimento com dedicação, comprometimento e eficácia.

Para nós, é um orgulho poder informar, auxiliar e trabalhar com pessoas que são responsáveis pela formação de milhões e milhões de condutores.

No dia dedicado a comemorar o Dia do Instrutor de Trânsito, o nosso respeito e cumprimentos a todos aqueles que fazem a diferença no trânsito e na vida dos seus alunos. E que, um dia, possamos participar mais ativamente das decisões do trânsito Brasil!

Fonte: Portal do Trânsito