Faixa azul exclusiva para motocicletas

Faixa azul exclusiva para motocicletas

A instalação da faixa azul em mais de dez avenidas na cidade de São Paulo é um projeto para reduzir o número de mortes de motociclistas

Faixa Azul surgiu da após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) do estado de São Paulo à Malásia. Atualmente, há 260 quilômetros de faixas exclusivas para motos no país, que foi um dos primeiros a aderir a implantação das motofaixas.

Há mais de um ano, a Prefeitura de São Paulo implantou o projeto piloto da Faixa Azul. Implantação criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Avenida 23 de Maio, em São Paulo (SP).

Faixa Azul da 23 de Maio é demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais e possui 5,5 Km de extensão. Sendo assim, o trajeto passa entre a Praça da Bandeira, no centro da capital paulista, até o Complexo Viário Jorge João Saad, na região do Ibirapuera.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, o projeto não teve registros de mortes nas vias e trechos onde a faixa autorizada (e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran) foi implantada.

Esse dado traz uma informação relevante, já que o objetivo da implementação da Faixa Azul é justamente oferecer um espaço mais seguro para o trânsito de motocicletas.

Faixa Azul em avenidas de São Paulo

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a instalação da Faixa Azul para motociclista em mais de dez avenidas na cidade de São Paulo/SP.

Contudo, além do projeto piloto implementado na Av. 23 de Maio, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pretende ampliar do projeto Faixa Azul em outras vias da capital paulista.

Há Faixa azul em mais 220 quilômetros em vias da capital paulista:

  1. Avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste;
  2. Avenida das Nações Unidas (entre a avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira), nos dois sentidos, na zona sul;
  3. Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste;
  4. Avenidas Zaki Narchi e Luiz Dumont Villares, na zona norte;
  5. Avenida Miguel Yunes, na zona sul;
  6. Avenida do Estado (que liga o ABC e bairros da zona leste à região central da cidade);
  7. Avenidas Jacu-Pêssego (Nova Trabalhadores) e Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva, na zona leste.

Em resumo, a Faixa Azul é uma implementação de segurança para as motociclistas que tornará o trânsito da cidade de São Paulo mais seguro.

Fonte: Portal do Trânsito